1. Home
  2. Solar do Unhão
28/06

Conhecendo Salvador: Solar do Unhão

 

Quem passa pela Avenida Contorno, em Salvador, consegue se deparar com uma bela vista para a Baía de Todos os Santos, e é ali, descendo uma ladeirinha à direita da pista, que está o Solar do Unhão. O conjunto arquitetônico era um complexo agroindustrial do mesmo tipo dos engenhos de açúcar, com casa-grande, capela e senzala e ainda armazéns e cais, que atendiam à função de receber e exportar a produção açucareira do recôncavo.

O solar, do séc. XVII, em alvenaria de pedra, com arcadas de tijolos no térreo, desenvolve-se em três pavimentos, sendo o último construído no século XIX. No local, ainda há a Capela de Nossa Senhora da Conceição, que tem características típicas das igrejas matrizes do período. Em 1963, o solar passou a abrigar também o Museu de Arte Moderna da Bahia.

Hoje, o Solar do Unhão é parada obrigatória para os turistas e baianos que desejam apreciar arte e uma belo pôr do sol. Além disso, é possível tomar banho nas águas calmas da Prainha, uma das únicas de Salvador com pedras ao invés de areia, trazidas pela maré ao longo dos anos pelos atracadouros de barcos da Bahia Marina.

Já para quem quer curtir o espaço à noite, o jeito é aproveitar os eventos como o JAM no MAM, projeto que leva aos finais de semana do museu uma trilha sonora especial, baseada no melhor estilo das jam sessions. Atualmente, o projeto está em pausa devido às obras de requalificação da estrutura do Museu de Arte Moderna da Bahia, mas a previsão de volta da JAM é para a segunda quinzena de julho. Já as visitações ao museu devem voltar a partir do dia 5 de julho.

Agora que você já está por dentro da história e da previsão de volta da visitação e do JAM no MAM, é só se programar para vir a Salvador conhecer o Solar do Unhão. Faça a sua reserva em um dos hotéis Business & Flat e tenha todo o conforto para desfrutar do melhor que a capital baiana tem para oferece-lo(a)!