1. Home
  2. Networking em viagem de trabalho
16/02

Cultivar relações profissionais é importante para potencializar oportunidades, favorecer a sua imagem e a da empresa e estabelecer conexões com potenciais fornecedores, clientes e colaboradores. Em viagens a negócio, o encontro com outras pessoas pode ser proveitoso para estabelecer um networking, por isso confira algumas dicas que ajudam nesse processo.

1.       Informações sobre o público: se você vai a uma palestra, congresso ou qualquer outro tipo de reunião ou evento, antecipe-se em saber sobre os convidados e participantes, assim você estará mais seguro(a) para as conversas que virão.

2.       Ouça o que eles têm a dizer: pergunte, fale dos seus trabalhos e projetos, mas também ouça o que o outro tem a dizer, assim a conversa não será enfadonha e será possível entender o que ele faz e como pode contribuir com você e, quem sabe, até poder formar uma parceria.

3.       Seja útil: assim como a outra pessoa pode ajudá-lo(a), você pode contribuir também com ensinamentos e conhecimentos para ela. Assim, você cria contatos de maneira natural e ainda deixa uma imagem positiva sobre a sua pessoa e o seu negócio.

4.       Evite falar mal de pessoas e empresas: ao realizar as suas aproximações, tenha ciência de que criticar outras pessoas e empresas, mesmo concorrentes, pode comprometer sua imagem profissional. Por isso, para um bom networking, é preciso passar uma boa impressão ao seu respeito.

5.       Aproveite as hospedagens para conhecer pessoas: para auxiliar na evolução de contatos profissionais, é importante se permitir conhecer pessoas, inclusive no hotel em que se hospedar. Ambientes como os locais de café da manhã e “business centers”, como os presentes nos hotéis da rede Business & Flat, podem ser propícios a esse tipo de aproximação.

Em Salvador, o Iguatemi Business Flat e o Salvador Business Flat são hotéis que costumam receber empresários, fornecedores, colaboradores e clientes em viagens a negócios. Com localização privilegiada, no centro empresarial da capital baiana, hospedar-se em um desses hotéis pode ser uma grande oportunidade para ampliar o seu networking e avançar nos seus projetos e trabalhos.