1. Home
  2. Festa de Iemanjá
28/01

A Festa do Dia de Iemanjá em Salvador começa na noite do dia 1 de fevereiro, na Casa de Iemanjá, no Rio Vermelho. Os fiéis passam a noite cantando e celebrando Iemanjá ao som dos tambores e fazem fila para deixar seu presente junto aos balaios com oferendas a Iemanjá, que são levados para alto-mar pelos pescadores às 16 horas do dia 2 de fevereiro.

A história conta que a tradição do Cortejo de Iemanjá no Rio Vermelho começou em 1923. Depois de um período de escassez de peixes, os pescadores do Rio Vermelho começaram a fazer oferendas pra Iemanjá pedindo mar tranquilo e abundância de peixes.

Como toda boa festa popular de rua de Salvador, não falta música, bebida nem comida nos arredores da Praia do Rio Vermelho e a união do religioso e do profano sempre acontece. Por isso, separamos algumas festas programadas para acontecer nesse dia.

FESTAS

A festa Canto de Yemanjá será realizada na Vila Caramuru (Rio Vermelho), a partir das 16h. O evento será sob o comando da cantora Mariene de Castro, que vai receber como convidados Xande de Pilares, Nando Reis e o grupo Olodum.

A quarta edição da festa Enxaguada de Yemanjá acontece na Área Verde do Othon, em Ondina, a partir das 16h. O evento será sob o comando de Carlinhos Brown, que irá receber como convidados os artistas Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Margareth Menezes e a banda Timbalada, além de uma atração surpresa.

A cantora Belô Velloso, sobrinha de Caetano Veloso e Maria Bethânia, fará show na Festa de Iemanjá, que acontece no Restaurante Manga, a partir das 11h. Além dela, o evento ainda terá as apresentações de Alice Caymmi, DJ Chell e uma atração surpresa.

A festa Filhos do Mar acontecerá no estacionamento Sol Park (Rio Vermelho), às 14h. O evento terá shows de Filhos de Jorge, Denny Dennan e Psirico.

O evento Iemanjá no Farol será realizado no Farol da Barra, a partir das 17h. A música fica por conta da dupla As Nandas, da cantora Tamires Santana e da DJ Camille Meira.

O restaurante Comida de Varanda preparou uma programação para celebrar a tradicional Festa de Iemanjá. Na ocasião, os visitantes poderão se deliciar com uma feijoada caprichada, além de curtir o show de Tito Bahiense.

A segunda edição da festa Yemanjá Blue acontece no Blue Praia Bar (Rio Vermelho), a partir das 10h. O evento conta com as atrações: Telefunksoul, Roger’n Roll, Paulo Padang, Gabriela Nilo, Zimba Selektor e FreeLion+Palli.

DISTÂNCIAS

Se você estiver hospedado em um dos nossos hotéis, confira a distância para a Praia do Rio Vermelho para curtir a tradicional Festa de Iemanjá.

  • Saindo do Iguatemi Business & Flat: Cerca de 6km (22 min) – aproximadamente R$ 15.