Festa de Iemanjá
“Dia dois de fevereiro, dia de festa no mar. Eu quero ser o primeiro a saudar Iemanjá”. A canção de Dorival Caymmi pode ser apenas uma bela música para alguns, mas a letra dela traz o real significado para os devotos da orixá. A festa à Rainha do Mar, tradicionalmente comemorada no dia 2 de fevereiro no Rio Vermelho, em Salvador, é uma das mais populares do município e reúne milhares de pessoas, que desejam levar oferendas à divindade.
A tradição surgiu quando, em meados dos anos 20, um grupo de pescadores estava passando por dificuldades na pescaria. Tentando buscar ajuda da Mãe D'Água, Iemanjá, saíram no dia 2 de fevereiro para ofertar presentes à Deusa do Mar. Como o resultado foi positivo, decidiram realizar a festa todos os anos, para garantir a abundância na pescaria.
Hoje em dia, as homenagens a essa orixá começam na madrugada do dia 2, com devotos, turistas e soteropolitanos, que, independente da religião, colocam as oferendas e bilhetes com pedidos em balaios, que são levados para o alto mar. Flores, perfume, garrafas, espelhos, acessórios e velas são os principais presentes levados à Iemanjá. A festa dura todo o dia.
Para saber mais sobre o evento neste ano de 2019 e a programação para o dia 2, acesse https://www.salvadordabahia.com/eventos/festa-de-yemanja/ e confira também a Agenda do site.
Se você não quer perder essa comemoração ou simplesmente quer conhecer e sentir essa emoção de perto, hospede-se nos hotéis da rede Business & Flat, localizados no Caminho das Árvores, a menos de 8km da festa. Conte com toda a comodidade e comece bem o ano, pedindo muito axé à Rainha do Mar.
Restaurantes veganos em Salvador
O vegano é um modo de vida saudável e que também elimina o uso de tudo que é produzido com testes em animais. Para quem é ou gosta dos pratos veganos Salvador possui vários restaurantes da culinária.
Agenda Cultural de Dezembro
Quer saber o que fazer durante o mês de dezembro em Salvador? Então confira nossa Agenda Cultural e programe seu roteiro de atrações.
Mercado do Rio Vermelho
conhecer a cultura local é mergulhar na gastronomia, em Salvador, o Mercado do Rio Vermelho é um dos locais para quem deseja essa experiência.