1. Home
  2. Dicas para curtir o carnaval de Salvador
13/02

Daqui a alguns dias, já será carnaval na capital baiana e, para aproveitar da melhor maneira, separamos algumas dicas. Confira!

1.       Saiba a programação oficial.

Isso porque você pode escolher melhor os dias e horários para curtir as atrações que mais gosta e se programar para a ida e volta com antecedência, inclusive para as festas pré-carnaval, como Fuzuê, Furdunço, Pipoco e para as fanfarras e bloquinhos da quarta-feira que antecede a abertura oficial. Para conferir a programação, você pode ler outro texto que publicamos aqui no blog clicando aqui.

2.       Use o Expresso Carnaval para ir e voltar do circuito da Barra-Ondina

Os ônibus sairão do Salvador Shopping (que fica pertinho dos hotéis Business & Flat, em especial do Salvador Business & Flat), Salvador Norte Shopping e Shopping Paralela a cada 20 minutos, sem fazer paradas nos percursos. O funcionamento será para 55 veículos, das 13h às 6h. As tarifas serão de R$12 por trecho e por pessoa. Veja como adquirir.

O cartão do Expresso Carnaval custa R$ 5 e os usuários podem recarregá-lo e utilizar quantas vezes quiserem durante todo o carnaval. Quem utilizar o Expresso Carnaval terá direito a estacionamento nos shoppings.

3.       Evite andar sozinho ou por lugares isolados

A Polícia Militar sempre adverte o público para andar em grupos no período do Carnaval. Isso dificulta a abordagem de criminosos, evitando roubos e delitos em geral. Também é importante não seguir por locais mal iluminados ou com poucas pessoas e, se notar alguma atitude estranha ou pensar estar sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial e espere um tempo até certificar-se de que está tudo bem.

4.       Seja discreto quanto a objetos de valor

Não saia para a folia com joias, grande quantia em dinheiro, nem cartões de crédito/débito além do necessário. Se estiver com bolsa ou carteira, não a abra na frente de estranhos e sempre a deixe em algum local na frente do corpo, evitando que roubos durante as aglomerações.

5.       Identifique as crianças de modo visível

Quem for brincar o carnaval com crianças deve ter atenção redobrada. É recomendável que os pais ou responsáveis façam uma pulseira/crachá identificando a criança com informações básicas (nome, endereço, telefone dos pais) para que caso ela se perca.

6.       Fique atento aos seus documentos de identificação

Mantenha seus documentos sempre junto do corpo. Em caso de perda ou roubo, o folião deve fazer um boletim de ocorrência (B.O.).

7.       Não descuide da saúde

Dez módulos de assistências funcionarão 24h nos circuitos oficiais da festa, com cerca de 1.500 profissionais – deles 115 médicos. Duas unidades do "Fique sabendo", serviço que funciona para incentivar a detecção precoce das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), através da realização de testes rápidos, serão montadas na Praça da Piedade, que fica no circuito Osmar, e na Rua Dias D'Ávila, próximo ao Farol da Barra, no circuito Dodô.

Para curtir a folia com segurança e saúde, não deixe de usar camisinha para evitar as DSTs e gravidez indesejada.

8.       Tenha a mão números de serviços essenciais

Em caso de algum problema na folia, é importante ter anotado alguns números de locais ou departamento importantes de segurança e saúde. Sendo assim, guarde esses telefones:

·         Bombeiros – 193

·         Polícia Civil – 197

·         Polícia Militar – 190

·         Samu – 192

·         Violência Infantil – 100

·         Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – (71) 3116 – 7000

·         Aeroporto – (71) 3204- 1010

Agora é só curtir a MAIOR FESTA DE RUA DO PLANETA!!!!