1. Home
  2. Dicas de fotografias em viagens
19/08

No dia 19 de agosto de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837. Mas o texto de hoje não é sobre história, mas sim para você que quer viajar e arrasar nas fotos. Confira as nossas dicas:

Melhor horário: Se você quer brilho e um aspecto mais quente em suas fotos, o ideal é fazê-las bem cedinho, assim que o sol nascer (o que é bom também para pegar os pontos turísticos ao ar livre vazios), ou no fim da tarde, no pôr do sol. Mas, ao contrário da Hora Dourada, a Hora Azul (antes do amanhecer ou depois do entardecer) permite que as sombras das suas imagens sejam enfatizadas, gerando contraste.

Regra dos terços: a mais famosa técnica dos fotógrafos afirma que o cérebro humano é atraído por objetos que estejam no terço horizontal ou vertical do quadro, então tente posicionar a pessoa ou objeto do lado esquerdo ou direito, deixando a paisagem ser exibida ao fundo.

Enquadramento: o enquadramento da foto entre os elementos do ambiente chama a atenção e oferece efeito de isolamento.

Linhas guias: deixe o olhar seguir uma linha até chegar ao objeto. Um tipo de técnica muito comum em fotos de estradas, rampas, ladeiras, escadarias etc.

Posicionamento: tire fotos em diversas posições para aumentar as chances do clique perfeito. Do alto, de baixo, dos lados... tente novos ângulos e saia do comum, no nível dos olhos.

“Sim, mas eu preciso de um equipamento de alta tecnologia para tirar boas fotos?”, você se pergunta. A gente responde: não necessariamente. É lógico que câmeras com mais recursos vão proporcionar melhores resultados, mas é possível fazer boas fotos pelo celular e até editá-las em algum dos tantos aplicativos que existem hoje em dia com essa finalidade.

Em Salvador, alguns pontos turísticos rendem fotos belíssimas, como aproveitando as paisagens da Barra, Ribeira e Solar do Unhão ou o colorido e arquitetura de Santo Antônio Além do Carmo e do Pelourinho.

Não quer perder a oportunidade de colocar em prática essas dicas na capital baiana? Então faça a sua reserva em um dos hotéis da rede Business & Flat, localizados no Caminho das Árvores e garanta a sua estadia para começar a busca pelo clique perfeito.