1. Home
  2. 5 documentários para conhecer a história de Salvador
15/05

A pandemia do novo coronavírus tem obrigado as pessoas a ficarem em casa, mas isso não significa que você não possa viajar. Sim, separamos alguns documentários que vão fazer você viajar no tempo e no espaço para conhecer melhor a história e cultura de Salvador

1. SALVADOR: 450 ANOS DE HISTÓRIA (1988) – clique aqui

Lançado em 1988, o filme começa narrando o que Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil, viu quando desembarcou na Bahia em 29 de março de 1549. O documentário teve direção geral de Lauro Passos. A iniciativa e a pesquisa são do jornalista Nelson Cadena.

2. BREVE HISTÓRIA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS  – SALVADOR (2007) – clique aqui

O vídeo documentário faz parte da série Breve História das Capitais Brasileiras, da TV Escola, e narra a história da cidade de Salvador de maneira iconográfica, a partir de aquarelas, gravuras, fotografias e outros documentos históricos existentes nos museus e acervos públicos do país.

3. HISTÓRIA SECRETA BAHIA (2012) – clique aqui

O vídeo mostra a cantora baiana Pitty em um tour revelador pela cidade de Salvador, mostrando que, por trás de seus cartões postais, do sincretismo religioso e de seu famoso Carnaval, existem contos curiosos que remetem às conquistas dos portugueses e à presença dos escravos.

Entre as curiosidades reveladas por Pitty, estão o passado das ruas estreitas do Pelourinho, a origem do Farol da Barra, a polêmica envolvendo a construção do Elevador Lacerda e os mistérios que cercam o Mercado Modelo. Os criadores do Trio Elétrico e outras figuras importantes, como o poeta Castro Alves e a mãe-de-santo Menininha de Gantois também fazem parte da história da cidade.

4. TOPONÍMIA DA CIDADE DO SALVADOR (2018) – clique aqui

Dirigido pela documentarista Carolina Canguçu, a obra traz explicações, curiosidades e a origem dos nomes de lugares famosos da cidade como Pelourinho, Sete Portas, Baixa dos Sapateiros, Subúrbio, Ladeira dos Galés, Igreja do Rosário dos Pretos, Igreja do Passo, Comércio, entre outros.

 

5. ZEFERINAS – GUERREIRAS DA VIDA (2019) – clique aqui

A líder quilombola guerreira Zeferina, que viveu na capital baiana no século XIX, é sinônimo de resistência e liberdade para homens e mulheres. Quase 200 anos depois, as ‘Zeferinas’ são outras, mas o ideal libertário e a luta permanecem.

Guerreiras como as centenas de mulheres que viveram na antiga Cidade de Plástico e hoje moram no conjunto habitacional batizado com o nome da líder, em Periperi. O média-metragem conta, em aproximadamente 25 minutos, a vida dessas mulheres, que têm histórias de superação, e faz um paralelo com a trajetória de Zeferina, heroína do passado.

 

Fonte: https://www.salvadordabahia.com/